GLOSSÁRIO DO VESTIDO DE NOIVA

É comum não conhecer muito sobre o universo do casamento, afinal, não é todo dia que temos que lidar com questões como decoração, cerimônia e vestido de noiva. Sendo assim, existem vários termos ao qual não fazemos a mínima noção do que significam, principalmente sobre o vestido de casamento. Neste post nós preparamos um glossário com os principais itens que geram dúvidas.

Anágua

A anágua é normalmente usada sobre o saiote (que falamos logo abaixo) para ajudar no volume do vestido de noiva e tirar as possíveis marcações derivadas dos arcos do saiote. Normalmente é feito de um tule mais grosso.

Alta-costura

Produção de maneira artesanal de modelos exclusivos. Os vestidos de noiva normalmente são feitos à mão, sendo o oposto do modo de produção fast-fashion.

Barbatana

Hastes flexíveis feitas de silicone usadas para dar estruta ao vestido de noiva e delinear o corpo.

Cauda

A cauda do vestido de noiva pode ser definida como um excesso de tecido na parte de trás do vestido, este que fica maior que o comprimento da frente do modelo. Ela surgiu no vestido de noiva para torná-lo diferente das demais participantes do casamento, que antigamente costumavam usar modelos da mesma cor.

Crinol ou crina

Crinol é um material de nylon, sendo muito flexível. Ele é muito usado na barra do vestidos de noiva, dando forma e estrutura para o mesmo.

Corset

Normalmente com estrutura de barbatas, o corset o vestido de noiva é aquele que possui amarrações nas costas por cruzamento trançado de cadarço acetinado que passam por ilhoses.

Efeito tatuagem

Nós nomeamos como efeito tatuagem quando o vestido de noiva possui o tule ilusion e em cima dele há bordados de renda, dando assim o efeito de tatuagem, já que a renda não tem ligação com uma parte visível do vestido de noiva. Esse efeito é muito comum em mangas.

Flores 3D

O efeito de flores 3D no vestido de noiva é devido à bordado de rendas florais ou flores avulsas que possuem um relevo, ou seja, elas não ficam planas no vestido.

 

Grinalda

Já ouviu a tão famosa frase "Casar de véu e grinalda"? A grinalda representa os acessórios de cabelo, podendo ser tiara, flores ou presilhas, por exemplo.

Renda arabesco

Renda em arabesco é um tipo de desenho da renda do vestido de noiva. Normalmente ele é menos floral, seguindo mais a linha de padrões geométricos.

Renda chantilly

Considerada uma das rendas mais delicadas, a renda Chantilly é macia ao toque, não possui brilho e não tem arremates aparentes no meio dos desenhos.

Renda guipir

A renda guipir tem seus desenhos em relevo, que normalmente formam arabescos ou flores mais encorpadas. Ela tem um visual mais robusto e possuei uma espécie de passamanaria, em vez de uma base de tela, conectando os motivos desenhados.

Renda soutache

O soutache na verdade é o nome dado ao contorno do desenho da renda, feito em alto relevo. Sendo assim, essa é uma renda com desenho bem befinida e erfeita para realizar aplicações manuais no vestido de noiva.

Saia evasê

O tipo de saia evasê é aquele visto em vestidos de noiva que não são nem sereira, nem princesa. Sendo quase o meio termo. É uma saia mais fluida seguindo o formato em A.

Saia princesa

O estilo de saia princesa é aquela clássica, normalmente usada com saiotes e/ou anáguas e que começa rente à cintura e se abre ao longo do seu comprimento.

Saia sereia

A saia sereia é característica por ser semelhante à uma cauda de sereia, sendo colada até a parte superior do joelho, onde começa a se abrir em A.

Saia semi-sereia

O vestido de noiva que tem a saia estilo semi-sereia é caracterizado por começar mais colado no quadril e então abrir levemente em A, sendo menos marcado que a saia sereia.

Saiote

O saiote é uma saia feita com tecido mais fino e quase transparente e com uma estrutura firme, mas maleável, que deixa o vestido mais armado.

Sobre-cauda

Sobre cauda é um estilo de cauda removível que se estende até os quadris do vestido de noiva, sendo nem uma saia inteira, nem uma cauda que fica apenas na parte de trás do vestido de noiva.

Vestido transformer

Conhecido também como vestido de noiva 2 em 1 ou 3 em 1, o vestido de noiva transformer é aquele que tem partes removíveis ou adicionais, que transformam o modelo em outra versão. Aqui na Rússia Noivas temos vestidos transformers com saias removíveis, mangas removíveis e sobre-caudas removíveis.

Véu

Véu é um tecido, normalmente de renda, que é usado para cobrir a noiva ou apenas como detalhe que acompanha o comprimento do vestido de noiva. Ele possui vários estilos e maneiras de usar.

Tule ilusion

O tule ilusion é uma camada fina de tecido que deixa a pele à mostra. Nele é possível ter aplicações ou um tom colorido bem sutil. No vestido de noiva ele é muito usado em decotes mais fundos, mangas e costas bordadas.

Tule redinha

O tule redinha é um tipo de tule que possui um desenho geométrico que se assemelha às meias arrastão.

 

Conhece mais algum termo relacionado ao vestido de noiva que deveria estar nesse glossário? Então conta pra gente!

No Comments Yet.

Leave a comment